Escola:.Pólo Municipal Rural Osvaldo de Almeida Matos
Diretora Diacuy Brichita
Coordenadora Edileida M. Reis
Professor colaborador Maxilaine P. Arantes
Professor: Ana L. Gomes Limonge/Maxilaine Paula Arantes.
Tempo de execução: 1 bimestre
Ano: 1º ano/1° e 2° ano multi. E. Fundamental Disciplina: Todas as disciplinas Turno: Matutino/vespertino.
Data: início do projeto: 30/04/2011 término do projeto: .09/07/2011
Reescrevendo histórias.
1) INTRODUÇÃO.
Este projeto visa despertar na criança o gosto pela leitura, identificar a importância da leitura e da escrita, desenvolver a interpretação oral e escrita, dando subsídios para tornando-los capazes de produzir bons textos significativos e coerentes, a fim de produzir uma aprendizagem satisfatória e prazerosa, visando sempre o interesse do aluno.
2) Objetivo
• Despertar e estimular o interesse pela leitura de histórias.
• Explorar e ampliar o vocabulário.
• Proporcionar o contato com a linguagem escrita mediante o manuseio de livros.
• Favorecer o relacionamento das crianças com as demais pessoas e a natureza, explorando o ambiente.
• Estimular e ampliar as possibilidades de expressão e comunicação por meio de desenhos, pinturas e colagens.
3) Conteúdos: Linguagem oral e linguagem escrita, natureza e sociedades, matemática, Artes, hábitos de higiene.
4) Habilidades
• Leitura, escrita, pintura, Interpretação, socialização com a turma, noções de quantidade e tamanho, começo, meio e fim, higiene pessoal.
5) Procedimentos metodológicos
• Ler, contar e recontar histórias: Os três porquinhos.
• Após a leitura, dar atenção especial ás palavras desconhecidas ou pouco utilizadas no cotidiano, ampliando o vocabulário das crianças.
• Confeccionar mural de histórias infantis.
• Realizar atividades com a sacola surpresa utilizando elementos que caracterizam as histórias contadas, um porquinho, palha de milho, tijolo e madeira.
• Explorar valores como respeito, cuidado, amizade, solidariedade.
• Trabalhar as quantidades: explorá-las no próprio conto.
• Comparar o tamanho entre os personagens da história; maior/ menor, grande/ pequeno, alto / baixo
• Imitar personagens do conto infantil, durante os deslocamentos de um ambiente para outro, cantando gesticulando:
• Dramatizar a história os três porquinhos
• Confeccionar fantoches dos personagens os três porquinhos para apresentação da dramatização da história.
• Realizar pinturas dos personagens da história.
• Confeccionar máscaras de alguns personagens de história.
• Confeccionar com lego as casinhas da história dos Três porquinhos.
• Assistir ao DVD referente a história trabalhada, no data show , realizar a interpretação oral do filme.
• Realizar atividades xerocopiadas referente ao tema, relacionando a história à necessidade de se realizar os hábitos de higiene de forma adequada conversas dirigida sobre hábitos de higiene, visando manter uma boa saúde.
6) Avaliação
Será de forma continuada no decorrer da realização do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário